quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Lição do Camaleão


Li um uma frase incrivelmente interessante a um tempo atrás (não me lembro onde) e ela ficou na minha cabeça. Refleti, pensei, amei.A frase é a seguinte: "De que cor são os camaleões quando se olham no espelho?"Lida assim, do nada, ela parece ser uma perguntinha idiota, quase infantil.Mas eu gostei tanto da frase que parei, pensei e me apaixonei. Me identifiquei.Até pesquisar um pouco sobre esses animaizinhos singelos eu pesquisei pra escrever um pouquinho sobre essa frase de efeito. E que efeito! Bem, esses lagartos são conhecidos por sua capacidade de mimetismo com o meio ambiente - leiam mimetismo como a capacidade de se confundir com outro organismo - . O resto que eu descobri é interessante ( descobri por exemplo que os seus olhos conseguem se movimentar independentes um do outro,e que o corpo desses lagartinhos podem ter até 60 cm de comprimento...), posso até dizer que passei a gostar desses bichinhos, mas da minha maneira especial: uma admiração de longe. Eles lá e eu cá.

Temos mais em comum com camaleões que podemos imaginar(mas não, não me refiro aos nossos olhos nem a nossa estatura). Eu mesma admito: me descobri um camaleão de momento! Quantas vezes não usei minha noção de mundo como mimetismo, adaptando-me a gostos, absorvendo ideias, sumindo em meio a tantas vaidades, futilidades e idiotices... Eu mesma já cheguei a me confundir sobre mim mesma. Até hoje me confundo pra dizer a verdade, e não me envergonho. Preocupante é saber se explicar com todas as letras.

Ser camaleão tem suas vantagens, mas ser todo dia é chato e cansativo. Por isso essa frase chamou tanto a minha atenção. "De que cor são os camaleões quando se olham no espelho?" A metáfora dessa frase é incrível!O que será que uma pessoa que não sabe ao certo quem é, que se esconde constantemente (digo constantemente, não de vez em quando) atrás de mimetismos, vê quando se olha no espelho?

Um comentário:

VitorSantana disse...

Puts, não que essa menina ta certa, esse negocio de camelão realmente tem esses dois lados,a quem sabe a hora de se fazer de camaleão e há pessoas que são camaleões eternos.
Agora qual sera a resposta dessa pergunta? se que a as pessoas vêem a cor real, ou a cor que eles querem ver!